Uma Masterclass em Moda Sustentável – Cate Blanchett em uma blusa de 102 colheres
Anos atrás, a atriz prometeu que não compraria roupas novas
Foto: Getty Images
Se você está pensando em jogar fora suas colheres velhas porque elas não funcionam mais para você, não se apresse. Cate Blanchett e um designer sueco têm uma ideia de como você pode reutilizá-los.
Blanchett, que sempre é o centro das atenções em todos os tapetes vermelhos, não decepcionou novamente com a escolha do banheiro. Embora alguns possam achar a roupa dela estranha, na verdade existem algumas significado mais profundo desde simplesmente desenhar as câmeras até você.
A atriz tem uma tendência a usar suas roupas velhas repetidas vezes – um movimento raro para estrelas de cinema que podem contar com designers famosos para cada evento para o qual são convidadas. Alguns colegas de Kate aproveitam a oportunidade e escolhem looks novos para cada tapete vermelho, o que, no entanto, não impacta bem o meio ambiente. O chamado “moda rápida”que muda as tendências de estação para estação, ameaça o nosso planeta, uma vez que são libertadas demasiadas emissões prejudiciais durante a produção de cada modelo subsequente.
E embora O último look de Blanchett é algo que não a vimos usar antes, a roupa não é tecnicamente nova.
Para a estreia de seu novo filme em Los Angeles, Borderlands, na terça-feira, Kate chegou com roupas customizadas da marca Hodakovaque deu nova vida a um item de cozinha comum. A designer sueca Ellen Khodakova Larsson montou 102 colheresprovenientes de várias famílias na Suécia, colocando cuidadosamente os utensílios uns sobre os outros para construir um topo único em forma de armadura. O design apresentava costas nuas e era complementado por calças cônicas reconstruídas pretas e sapatos de couro pretos.
Moda sustentável – Rainha Máxima usou vestido velho
Moda sustentável – Princesa Anne usou vestido de 45 anos
Moda sustentável – Kate Middleton usou seu vestido de 2019
Mais recentemente, Blanchett escolheu novamente Hodakova para o seu evento. Mas então seu espartilho foi feito de duas bandejas de pratanão de colheres, mas a ideia era a mesma. Ellen Khodakova criou sua marca em 2021, tendo como principal objetivo focar na invenção de designs a partir de materiais reciclados. Segundo a estilista pessoal de Blanchett, Elizabeth Stewart, a estilista sueca está mudando completamente a conversa em torno da moda sustentável.
“Ellen usa relíquias como essas colheres vintage extraídas do interior da Suécia para criar proporções inesperadas e novas associações. Vovó ficaria orgulhosa”Stewart escreveu nas redes sociais.
Khodakova está definitivamente encontrando seu nicho em Hollywood, atraindo cada vez mais estrelas como clientes. Emma Corinne recentemente usou um minivestido de couro feito de cintos vintage para uma exibição de Deadpool e Wolverine na Comic-Con.
Ao longo dos anos, Cate Blanchett tem falado constantemente sobre a crise do fast fashion. Segundo ela, as tendências mudaram de sazonais para intersazonais e multisazonais, com as marcas até criando designs para lojas outlet. “Quando sabemos que o mundo consome 18 mil milhões de roupas por ano, o que representa 400% mais do que há uma década, pensamos que as coisas não vão bem”diz a atriz em 2020.