Escovação a seco – para uma pele suave e bonita no verão
As tendências para bem-estar e beleza eles têm o hábito de subir rapidamente ao topo da atenção do público e depois desaparecer do horizonte com a mesma rapidez. Às vezes, porém, há uma ideia que fica na superfície por muito tempo e prova que realmente merece fama e atenção. E uma tendência de beleza que não perdeu força ao longo dos anos é escovação a seco.
A escovação a seco tornou-se uma espécie de pilar nas rotinas de beleza de muitos gurus e influenciadores da área. Não só isso existe muitos benefíciosmas também é um momento de autocuidado – algo para o qual todos deveriam dedicar algum tempo. Mas o que é exatamente o processo em si e por que as pessoas confiam cada vez mais nele? Damos essas perguntas abaixo.
Foto: iStock
A escovação a seco é uma prática ayurvédica seguida há séculos tanto para fins de beleza quanto de bem-estar. Usando uma escova de cerdas naturais, você deve escovar todo o corpo, para obter os efeitos sobre os quais você lerá a seguir. Diz-se que as cerdas grossas da escova estimulam os poros e promovem o fluxo linfático para apoiar o natural processo de desintoxicação do corpo enquanto esfoliar a pele.
Não há muitos estudos sobre os benefícios da escovação a seco, mas evidências anedóticas são fortes argumentos a favor disso.
Esfolia a pele
A esteticista Joanna Vargas diz que a escovação a seco é sua forma favorita de esfoliação corporal porque realiza várias tarefas em apenas uma passagem. Isso deixará sua pele macia, flexível e firme. Algumas pessoas até realizam o procedimento antes de se barbear para evitar queimaduras e pêlos encravados.
Oferece autocuidado
Durante os dias mais movimentados, você pode recorrer à rotina de escovação a seco para ajudá-lo a relaxar, reservar um tempo para si mesmo e esquecer seus problemas por um tempo.
Pode aumentar a circulação sanguínea
A escovação a seco pode atuar como uma forma de massagem de drenagem linfática, que atua com o sistema circulatório para fazer o sangue circular pelo corpo. Estudos mostram que melhorar a circulação pode ser melhor para a pele.
Ajuda a desintoxicar o corpo
O sistema linfático consiste em vasos linfáticos, dutos, nódulos e outros tecidos e está localizado sob a pele. Pense na sua função como eliminação de resíduos do corpo. Ele elimina os “resíduos” do corpo, sejam toxinas, bactérias ou excesso de líquidos.
A linfa é uma coleção de fluido extra que se move através das artérias e tecidos para limpá-los antes de drená-los através do sistema linfático. Como não existe uma “bomba” para empurrar a linfa pelo corpo, ela depende da ação muscular para fazer o trabalho. Diz-se que a escovação a seco funciona movendo a linfa para os gânglios linfáticos para eliminar o excesso de toxinas e bactérias.
Foto: iStock
Segundo Vargas, deve-se praticar a escovação a seco todos os dias. Mas para a maioria das pessoas com vidas ocupadas e tarefas a cumprir, isso não é totalmente viável. Comprometa-se a adicionar escovação a seco à sua rotina duas a três vezes por semanaentão decida se precisa aumentar a intensidade ou não.
Foto: iStock
Se você tem muito pele sensível, uma doença de pele como eczema ou psoríase, ou pele inflamada devido a queimaduras solares ou alergias, escovar a seco pode irritar a pele e é melhor evitá-la. Se você tiver uma ferida aberta, deve sempre pular essa área ao realizar o processo de esfoliação. Também converse com seu médico ou dermatologista antes da escovação a seco para drenagem linfática se você tiver doenças cardíacas ou problemas no sistema linfático.
Você precisa escolher um pincel seco que o inspire a usá-lo várias vezes por semana, então às vezes faz sentido investir mais, mas não necessariamente. Procure algo para estimula a pelemas sem ser muito duro. As cerdas de javali são uma ótima escolha porque têm a quantidade certa de firmeza sem serem muito abrasivas ou duras para a pele.
Foto: iStock
Você pode escolher escova com ou sem cabo. Alcançar a parte de trás ou locais de difícil acesso provavelmente será mais fácil com uma alça, mas tudo se resume à preferência pessoal.