Aspirina para tratamento de acne – sim ou não?
Pele clara e brilhante é uma prioridade para muitas pessoas. Na verdade, a maioria de nós está disposta a fazer um grande esforço para tratar aquelas espinhas incômodas no rosto e no corpo. E o último truque que chamou a atenção de todos é o uso de aspirina na luta contra a acne.
Claro, vale a pena ter cuidado com qualquer tendência de beleza, que se torna popular com poucas evidências e sem opinião de especialistas. Afinal, nem todo vídeo ou dica do TikTok na internet é útil e não deve ser levado ao pé da letra. A pele de cada pessoa é diferente e o que pode funcionar para alguns pode não funcionar para outros.
Como sempre, nosso principal conselho é procurar ajuda de um dermatologista quando você tiver problemas graves de pele. Só ele poderá lhe dar uma opinião especializada sobre o assunto, preparar um tratamento especial e verificar quais ingredientes são úteis para você e seus problemas.
Mas desde o uso de aspirina contra acne parecia um truque bem interessante, decidimos nos aprofundar no assunto e ver se você realmente deveria tentar.
Foto: iStock
A resposta curta é não”. Segundo a dermatologista Marissa Garsick, aspirina não é considerada um tratamento aprovado para acne. Dr. Joshua Zeichner concorda e explica que o medicamento contém um ingrediente chamado ácido aminossalicílico, que tem propriedades anti-inflamatórias. Embora seja uma espécie de primo do famoso ácido salicílico, que combate a acne, a aspirina não tem os mesmos efeitos esfoliantes na pele e não consegue remover o excesso de oleosidade para ajudar no tratamento da acne.
Dr. Garschick diz que não há evidências que apoiem o uso de aspirina no tratamento da acne. Com isso em mente, ela diz que algumas pessoas podem achar o medicamento útil para reduzir a inflamação associada a um cisto ou nódulo maior. No entanto, isso não significa que ajudará a reduzir a acne ou seus sinais.
Se você ainda está procurando uma maneira de reduza o tamanho da sua espinhaA aplicação de aspirina pode ajudar. Zeichner dizem que geralmente é seguro aplicar aspirina na pele, mas isso pode causar irritação, se você for particularmente sensível. Eles só o recomendam se você estiver em apuros e não tiver outras opções disponíveis.
Foto: iStock
Para fazer isso com segurançaDr. Garsik sugere que sim esmague alguns comprimidos de aspirina e misture-os com água para criar uma pasta. Lave o rosto com seu limpador habitual e depois aplique a pasta diretamente na pele. Deixe agir por aprox 10-15 minutosdepois disso enxágue com água fria.
Acne – O que os diferentes tipos indicam sobre a sua saúde?
Ácido azelaico – o herói desconhecido na luta contra a acne
Dieta para acne – o que comer para ter uma pele mais clara?
A melhor maneira de tratar a acne é usar produtos com ingredientes conhecidos que comprovadamente ajudam a resolver o problema. Dr. Garshik aconselha procurar algo com retinóides, peróxido de benzoíla e ácido salicílico. Ela também recomenda consultar um dermatologista para determinar o melhor plano para sua pele e se você precisa de tratamentos adicionais.
Foto de : Pixabay
Outras opções incluem adesivos anti-espinhas. Dr. Zeichner diz que eles geralmente são feitos de hidrocolóides, por isso ajudam a absorver o excesso de líquidos e protegem contra inflamações da pele. Como um bônus adicional, eles evitam que você pegue e esprema a espinha, o que é uma das principais regras para uma cura e cura rápidas.
Para qualquer espinha que você queira reduzir de tamanho, o Dr. Zeichner diz para usar gelo. Ele contrai os vasos sanguíneospara reduzir a vermelhidão e o inchaço. Aplique gelo na espinha por cinco minutos para aliviar a inflamação. Certifique-se de envolvê-lo em uma toalha para proteger a pele de inflamações e “queimaduras”.