As bolinhas são as favoritas da realeza em todo o mundo
A Princesa Charlotte também apareceu recentemente com um vestido de bolinhas, seguindo os passos de sua mãe Kate, da Rainha Elizabeth e da Princesa Diana.
Foto: Getty Images
Existe um padrão atemporal nas roupas que adorna os guarda-roupas de monarcas, princesas e jovens membros da realeza. Da falecida Rainha Elizabeth II e Princesa Anne à Princesa Diana e agora Kate Middleton e Princesa Charlotte, todas elas adoram roupas de bolinhas que existiram e serão para sempre.
Na verdade, foi Charlotte quem deu continuidade à tendência em Wimbledon no início deste mês, quando compareceu à final de simples masculina com a mãe em um vestido azul marinho com babados de bolinhas da Guess (foto principal).
A verdade é que a irmã de Isabel II, a princesa Margaret, deixou a marca na casa real já no final da década de 1940. Este desenho foi rapidamente adotado como o favorito da falecida rainha, especialmente nos primeiros anos de seu reinado.
Zara Tindall com o marido; Fotografia; Imagens Getty
A falecida princesa Diana e Sarah Ferguson, duquesa de York, também adoravam usar vestidos de bolinhas na década de 1980 – depois que a princesa Anne (filha única de Elizabeth) o fez na década de 1960. Sua filha Zara Tindall também aparece regularmente com lindos trajes de bolinhas.
Até a rainha Letizia da Espanha adora esse padrão e costuma apostar nele em eventos oficiais.
Letícia com camisa de bolinhas; Foto: Getty Images
Recordamos que em maio de 1981, logo após o anúncio do seu noivado com o príncipe Charles, Lady Diana Spencer também apareceu com um vestido de bolinhas de Jasper Conran. Em 1982, Diana apresentou à imprensa o recém-nascido Príncipe William na escadaria do Hospital St. Mary’s novamente com um vestido de bolinhas azuis e verdes.
Kate e William no tênis; Foto: Getty Images
Kate Middleton então escolheu um vestido semelhante de Jenny Packham 35 anos depois, quando ela apareceu com o recém-nascido Príncipe George, percebendo que suas roupas eram muito mais do que roupas – elas eram uma mensagem para seus súditos.
Diana em vestido de bolinhas; Foto: Getty Images
Alessandra Rich é a estilista por trás da maioria dos trajes de bolinhas de Kate, desde seu vestido midi em Wimbledon em 2022 até um número de gola alta e mangas compridas no Royal Ascot naquele ano.
Este último era uma réplica quase exata do vestido de Viktor Edelstein que a princesa Diana usou no mesmo evento quatro décadas antes.
Para o serviço memorial do Príncipe Philip em março de 2022, Kate também optou por um design monocromático de bolinhas.
Kate Middleton com vestido de bolinhas; Foto: Getty Images
Então, o que tornou esta impressão tão atraente ao longo das décadas? A simplicidade e flexibilidade da impressão são factores chave. Os pontos podem ser casuais e formais, tornando-os adequados para qualquer ocasião. Seja sobre um vestido sob medida para um noivado formal ou uma blusa glamourosa para um evento mais casual, as bolinhas combinam facilmente em uma variedade de ambientes.
Kate Middleton em outro vestido de bolinhas; Foto: Getty Images
Além disso, os pontos têm um charme nostálgico que evoca uma sensação de glamour vintage. Este sentido de continuidade e intemporalidade é particularmente importante para a família real britânica, que é vista como guardiã da tradição e do património.
Rainha Elizabeth em 1953. Foto: Getty Images