O maior erro ao usar protetor solar em spray
Quanto às preferências de produtos de proteção solarcada um tende a contar com uma fórmula específica, como sprays ou cremes. O spray protetor solar muitas vezes é uma escolha popular para proteção solar rápida e é comum ver pessoas usando-o para proteger a pele na praia ou mesmo em passeios de verão. Muitos de nós consideramos o formato aerossol uma opção mais conveniente do que cremes e loções espessas, pois pode cobrir áreas maiores do corpo e é mais claro na pele.
Em geral, embora sprays de protetor solar são menos confiáveis em termos de cobertura suficiente se você não souber como usá-los. Por esse motivo, queríamos descobrir o maior erro que as pessoas cometem com os protetores solares em aerossol.
De acordo com a dermatologista Dra. Kelly Aschenbeck, sprays de protetor solar devem ser esfregados para que haja uma camada uniforme de cobertura na pele. Se não for esfregado, podem faltar áreas que não estão protegidas. A cobertura irregular não só aumenta o risco de queimaduras solares, como também o deixa vulnerável aos danos causados pelo sol, como manchas solares e até cancro da pele. Felizmente, aplicar o spray protetor solar com segurança e eficácia, esfregando-o, pode evitar esses problemas.
Muitas pessoas se perguntam se você deveria desistir spray protetor solar sentar em sua pele antes de esfregá-la. No entanto, deixá-lo descansar em vez de esfregá-lo pedaço por pedaço não aumenta necessariamente a absorção ou a eficácia. Na verdade, a Dra. Kelly Aschenbeck diz que esfregar imediatamente um spray protetor solar tornará mais fácil obter uma camada uniforme de cobertura enquanto o produto ainda pode ser aplicado.
Um estudo de 2005 publicado no Journal of the American Academy of Dermatology também descobriu que esfregar o spray protetor solar imediatamente após a aplicação garantirá uma cobertura adequada. Além disso, ao usar um produto como este, certifique-se de aplicar o suficiente para cobrir a área alvo para evitar manchas. Isto também se aplica a os químicose para protetores solares minerais.
Foto: iStock
Não presuma que você pode pular a aplicação adequada só porque o protetor solar em spray químico não deixará manchas brancas. Ainda não você deve esfregar o produto completamentecomo faria com um protetor solar mineral. Por falar no assunto, se você prefere protetores solares minerais aos químicos devido aos ingredientes ou à sensibilidade da pele, ficará feliz em saber que os sprays de proteção solar mineral estão amplamente disponíveis.
Todas as formas de protetor solar podem ser ineficazes se você não aplicar o produto corretamente, incluindo protetores solares em spray. Certifique-se de usar pelo menos o fator 30, reaplique a cada duas horas e esfregue uma camada uniforme sobre todas as áreas expostas.
Existem muitos protetores solares em aerossol que afirmam ter uma fórmula para esfregar, mas se você não esfregar o produto na pele, isso resultará em uma cobertura irregular e o deixará vulnerável aos danos do sol. Se você está preocupado em perder produto ao mirar em locais de difícil acesso ou em dias de vento, borrife seu spray protetor solar diretamente na palma da sua mão e depois aplique-o na pele. Mas se o seu protetor solar em spray é rotulado com pelo menos FPS 30uma quantidade comparável será tão eficaz quanto cremes e loções, desde que aplicada de maneira uniforme e correta.
Foto: iStock
Observe que aplicar uma névoa de protetor solar não é suficiente para protegê-lo dos raios solares e não é comparável a uma loção ou spray padrão. Um spray fixador que contém FPS deve sempre vir acompanhado de uma loção facial por baixo ou, pelo menos, de um protetor solar em pó por cima, nem que seja para maximizar a cobertura protetora. No entanto, os sprays solares e os protetores solares em pó não substituem a loção protetor solar para o rosto e não devem ser usados como uma alternativa confiável por si só.