Lábios rachados – quais são as causas e como curá-las
Veja como saber se seus sintomas são graves
Além de arruinar sua aparência perfeita, lábios secos e descamados, se não for tratada por muito tempo, pode causar coceira e até dor. Mas exatamente como tratar a condiçãoquando seu gloss normal não funciona?
Primeiro, não entre em pânico – muitas vezes a causa dos lábios rachados é bastante simples. O clima seco que vivenciamos no verão pode causar lábios rachados ou descamados, assim como desidratação, lambidas excessivas ou ingestão de alimentos salgados. Também é possível que você seja mais propenso a ter lábios rachados do que outras pessoas. É importante saber que, ao contrário de outras partes do corpo, os lábios não possuem glândulas sebáceas, o que dificulta a retenção de umidade, por isso rachaduras são bastante comuns.
No entanto, se seus lábios escamosos persistirem por mais de algumas semanas, pode haver outra causa para o problema. A maioria dos casos de lábios rachados pode ser tratada em apenas algumas semanas, sem a intervenção de um dermatologista.
Embora você provavelmente já esteja familiarizado com a sensação, aqui estão alguns sinais claros de que seus lábios estão rachados. Os sintomas incluem secura, vermelhidão, descamação ou descamação, rachaduras ou sangramento.
A chave para combater a descamação dos lábios relacionada a um problema menor, como ressecamento causado pelo clima ou lambidas excessivas, é a restauração da barreira e a retenção de umidade. Para uma solução rápida umedeça os lábios com água, não com saliva, e depois use um bálsamo para cobri-los. Você também pode usar produtos com parafinaassim como condicionador com proteção solar. No entanto, lembre-se que tudo isso deve ser sem aroma e saborpara evitar o risco de potenciais irritantes ou alérgenos.
Foto de : Pixabay
Os ingredientes que você deve procurar em seu condicionador padrão incluem ceramidas, lanolina, manteiga de karité, vitamina E, filtros solares como óxido de zinco e dióxido de titânio. Você também pode tentar alguns remédios naturais para acelerar a cura, como Esfoliante de açúcar, com o qual você removerá a pele morta. Outros remédios úteis incluem aloe vera, mel e manteiga de cacau. Quando terminar, você pode adicionar vaselina ou cera de abelhase você não for alérgico, o que ajuda a prevenir futuras perdas de umidade.
Para evitar que os lábios descasquem, aplicar protetor labial, se necessário. Uma boa maneira de saber se você precisa reaplicar é quando sentir vontade de lamber ou descascar os lábios, aplique um pouco de hidratante. À noite recomenda-se aplicar hidratante espesso antes de dormir. Isso é especialmente importante para quem respira pela boca ou para quem dorme com a boca aberta, pois assim você perde muita umidade.
Mas o que realmente causa os lábios rachados? Aqui estão as causas potenciais, de acordo com especialistas.
1. Alimentos salgados e picantes
Você é fã de deliciosas batatas fritas e pretzels? Eles podem ser a causa da descamação dos lábios. Alimentos salgados, principalmente aqueles que contêm muito sal na parte externa, podem definitivamente afetar a pele dos lábios. O sal retém água, por isso pode absorver a água dos lábios e simplesmente ressecá-los. O mesmo vale para alimentos picantes, que podem causar irritação e desidratação na pele.
Tratamento – desista um pouco dos alimentos salgados e deixe os lábios cicatrizarem com um bálsamo à base de parafina.
2. Você lambe os lábios com muita frequência
Esta é provavelmente a pior coisa que você pode fazer para lábios secos. A saliva é composta de enzimas projetadas para quebrar as gorduras, proteínas e carboidratos que constituem os lábios. Portanto, se você se lamber com muita frequência, isso pode irritar a pele e torná-la escamosa e seca.
Tratamento – tente não lamber os lábios com muita frequência. Tenha um hidratante à mão para poder usá-lo quando sentir vontade de se lamber.
3. Queimadura solar
Você sabia que deveria colocar protetor solar nos… lábios? Assim como o resto do corpo, seus lábios podem queimar ao sol, causando descamação. O sol também pode ressecar áreas que já estão naturalmente mais secas, e a inflamação causada por uma queimadura solar pode deixar seus lábios descamando à medida que as células da pele se reviram e tentam se reparar.
Tratamento – use compressas frias seguidas de gel de aloe vera sem perfume. Também é uma boa prevenção usar um condicionador com proteção solar.
4. Desidratação
Devido à rápida renovação das células da pele dos lábios, você fica mais sujeito ao ressecamento nessa área se não hidratá-la adequadamente. Tecnicamente, isso pode acontecer em qualquer época do ano, mas é mais comum no inverno, quando o ar seco de ambientes fechados pode tirar a umidade natural da pele. Se você mora em uma área com baixa umidade o ano todo ou é sensível às quedas de umidade que podem acontecer com a mudança das estações, o ambiente seco pode ser a causa da descamação dos lábios.
Tratamento – primeiro beba mais água. Tente fazer dele a sua principal fonte de líquidos, evitando bebidas açucaradas, gaseificadas e alcoólicas. Quanto ao ar seco, os umidificadores domésticos podem ajudar. Coloque-o ao lado da cama, principalmente à noite e nos meses de inverno, para obter alívio.
5. Medicamentos
Os medicamentos também podem causar lábios secos e escamosos. Esta é uma reclamação comum de muitas pessoas que usam receitas para acne. É por isso que é recomendado usar o condicionador com mais frequência.
Tratamento – primeiro converse com seu médico sobre se os medicamentos que você está tomando podem causar lábios secos. Caso não consiga parar de tomar o medicamento, aplique um bálsamo hidratante para combater os efeitos colaterais. Se a descamação se tornar mais grave, é obrigatória uma visita ao médico para ter certeza de que você não é alérgico a nada que esteja usando.
6. Crescimento excessivo de levedura
Uma infecção por fungos na área da boca pode causar pele seca e escamosa ao redor da boca e, às vezes, até rachaduras nos cantos.
Tratamento – fale com um dermatologista. Tal como acontece com as infecções fúngicas no corpo, um medicamento antifúngico prescrito é a sua melhor aposta.
7. Queilite actínica
A queilite actínica é mais comum em pessoas idosas e é caracterizada por secura e manchas ou placas escamosas, geralmente no lábio inferior. Nessa condição, a pele fica tão danificada pela exposição crônica ao sol que não consegue se reparar. Os lábios afetados pela queilite actínica correm o risco de desenvolver câncer de pele, por isso é importante conversar com seu médico se você acha que pode ter.
Tratamento – o tratamento inclui terapia de campo local ou fototerapia fotodinâmica para induzir uma resposta imunológica ou matar células danificadas da pele. Mas primeiro, seu médico precisará diagnosticar você por meio de uma biópsia de pele.
8. Deficiência de vitaminas
A deficiência de vitamina B pode causar lábios secos, rachados e vermelhos. Você pode notar uma erupção vermelha e seca ao redor da boca. A maioria dos casos se resume à deficiência de vitamina B12. Ajuda o corpo no crescimento, cura e renovação celular, e a falta dele causa ressecamento e retarda a cura.
A deficiência de vitamina C também pode causar lábios rachados, mas isso é menos comum, pois a maioria das dietas contém a ingestão diária recomendada.
Tratamento – um exame de sangue pode ajudar seu médico a determinar exatamente qual é a sua deficiência de vitaminas e prescrever os suplementos necessários ou sugerir ajustes na dieta, se necessário.
9. Reação alérgica ou dermatite de contato irritante
Uma reação alérgica pode causar descamação, vermelhidão e inchaço ao redor dos lábios. As reações alérgicas podem vir de ingredientes de sua maquiagem, cuidados com a pele ou até mesmo de sua pasta de dente.
Cremes dentais branqueadores e cremes dentais com ácido cinâmico ou derivados de canela podem causar reações alérgicas e lábios rachados. Também produtos para lábios com fragrância, mentol, cânfora e corante.
A dermatite de contato irritante, por outro lado, é causada pela fricção dos lábios e geralmente é causada por implantes metálicos na boca, como retentores.
Tratamento – um esteróide tópico ou medicação oral geralmente funciona para ambos os problemas.
10. Líquen plano
O líquen plano é uma doença inflamatória da pele caracterizada por inchaço e inchaços roxos que coçam no corpo, que também podem aparecer nos lábios. Quando isso acontece, geralmente aparece como áreas rachadas roxas ou acastanhadas nos lábios. Acredita-se que a condição seja causada pela hepatite C (um vírus que ataca o fígado), certos medicamentos ou reações a obturações metálicas nos dentes, mas também pode ser causada por uma reação autoimune.
Tratamento – um antiinflamatório ou esteróide tópico prescrito ajudará.